Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 
 

Tempo do Advento

O Advento é o período antes do Natal em que a igreja se prepara para a comemoração do nascimento do menino Jesus.
A palavra "advento" vem do latim adventum e significa chegada, vinda. É o tempo de preparação para o Natal e, em seguida, a espera da parusia (a segunda vinda de Jesus, já glorioso, no fim dos tempos).

23.11.2022 - 19:37:37 | 3 minutos de leitura

Autor - Pascom
Tempo do Advento

O tempo do Advento tem a duração de quatro semanas. A data muda a cada ano, uma vez que tem início no domingo mais próximo do dia 30 de novembro, mas sempre termina no dia 24 de dezembro. Este ano, vai de 27 de novembro a 24 de dezembro de 2022.

O Natal é preparado pelas celebrações do tempo do Advento, que iremos viver a partir deste domingo. O Advento é, portanto, o tempo em que, “vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador”, como rezamos na Missa. Nele preparamo-nos tanto para a celebração litúrgica do Natal quanto para a vinda definitiva do Cristo.


Os domingos do tempo do Advento chamam-se: 1.º, 2.º, 3.º e 4.º domingo do Advento. Este tempo que antecede o Natal é o primeiro tempo do calendário litúrgico. É um tempo de espera e de esperança para a chegada de Cristo.

As duas primeiras semanas do Advento visam a preparação para na chegada de Jesus Cristo e as duas últimas semanas do Advento propõem-se a fazer a preparação para a celebração do Natal.


Coroa do Advento

A coroa do Advento é um símbolo do Natal utilizado nas igrejas durante o Tempo do Advento.

Consiste em um ramo verde disposto em forma circular, onde são colocadas quatro velas nas seguintes cores: verde, vermelha, roxa e branca. A cada domingo uma vela é acesa, até que todas estejam acesas no último domingo do Advento. A iluminação progressiva da Coroa do Advento mostra que à medida que o Natal se aproxima cresce também a alegria e a esperança do povo. Devemos ter em vista a primeira leitura da Missa da noite do Natal: “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz, para os que habitavam as sombras da morte uma luz resplandeceu” (Is 9,1). A cada acender das velas, domingo após domingo, até à solenidade do Natal, é memória das várias etapas da história da salvação antes de Cristo e símbolo da luz profética que ia iluminando a noite da expectativa, até o surgimento do Sol de justiça (cf. Ml 3,20; Lc 1,78)”.


As velas são acesas na ordem abaixo e têm os seguintes significados:

1.º Domingo do Advento: vela verde, significa a esperança que a vinda de Jesus nos traz.

2.º Domingo do Advento: vela vermelha, significa o amor de Deus por nós.

3.º Domingo do Advento: vela roxa, significa a reflexão que este tempo requer das pessoas, mas com alegria pela vinda de Jesus.

4.º Domingo do Advento: vela branca, significa Jesus, que é a luz que ilumina o mundo, tirando-o da escuridão.


Obs: Não existe uma norma quanto à cor das velas da Coroa do Advento. Elas podem ser todas roxas, ou todas brancas ou mesmo vermelhas, ou ainda três velas roxas e uma vela rósea (para o III Domingo) ou então nas quatro cores litúrgicas (roxo, verde, vermelho e branco). O simbolismo da Coroa do Advento reside na luz que vai aumentando.

Outros conteúdos de Pascom
Mais em Novidades da Paróquia
 

(41)99771-0103

 
Receba o
Evangelho do Dia