Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 
 

Mês de Maria

Maio é o mês em que a igreja recorda de modo especial a presença amorosa da Mãe de Jesus. Ela é muito amada pelos fiéis católicos por sua história e exemplo de mãe. É lembrada e homenageada durante todo o mês com missas, terços, orações especiais, romarias, peregrinações a Santuários marianos, oferta de flores e cânticos.

02.05.2022 - 19:19:25 | 3 minutos de leitura

Autor - Pascom
Mês de Maria

Existem vários motivos para o mês de maio ser dedicado a Maria. Na Grécia antiga, maio era dedicado a Artemisa, deusa da fecundidade, e na antiga Roma dedicavam este mês a Flora, deusa da vegetação. Na época medieval existiam muitos costumes parecidos, ou seja, centrados na chegada da primavera e afastamento do inverno no hemisfério norte. É nesse tempo que a terra faz surgir a tenra folhagem e os verdes pastos, depois do frio e da neve do inverno. Os dias se tornam longos, o sol nasce cedo e se põe tarde, é o prelúdio do verão. O dia primeiro de maio era considerado como o ápice da primavera.

Foi a partir do século XIX que o mês de maio passou a ser dedicado integralmente a devoções marianas. No Brasil, estas devoções foram espalhadas graças aos padres Jesuítas, que vieram evangelizar os povos que aqui viviam. As paróquias costumam rezar neste mês uma oração diária do terço e preparam um altar especial com uma imagem ou quadro de Maria, tradicionalmente com coroação de Nossa Senhora.

Deus escolheu enviar seu Filho ao mundo através do sim de Maria. Em seu seio puro e virginal foi gerado o verbo de Deus, o salvador do mundo, por obra e graça do Espírito Santo.

Maria abrigou por nove meses o Deus feito homem: foi o primeiro sacrário. Por isso Jesus está vivo e verdadeiro em todos os sacrários do mundo, onde deve ser alvo do nosso respeito e cuidado. Deus criou Maria imaculada e a ornou com a dignidade e a graça necessária, para abrigar em seu seio o próprio Deus.

Maria, Tabernáculo de Deus,  nova Arca da Aliança, mãe de Jesus e nossa verdadeira mãe na ordem da graça. Pois Jesus, no alto da Cruz nos entregou sua mãe quando diz a João: “Eis aí tua mãe.” (Jo 19,27). Maria, que intercede por seus filhos quando, nas bodas de Caná, diz aos discípulos: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”(Jo 2,5). Maria, que nos ensina sobre obediência e humildade quando diz ao anjo Gabriel: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.”(Lc 1,38).

Maria é conhecida no mundo inteiro por vários títulos, em virtude de suas inúmeras aparições nos mais variados locais, mas se trata da mesma Mãe de Jesus.

Os altares e coroações neste mês não são apenas atividades da paróquia. Podemos fazer o mesmo em nossos lares com o objetivo de participar mais plenamente na vida da Igreja. Fazer um pequeno altar com uma vela, a imagem de Nossa Senhora e ornamentá-lo com um vaso de flor. Coisas simples e que nos remetem à simplicidade de Nossa Senhora, a qual invocamos sobre os diversos títulos.

Muitas graças de Jesus por meio de Maria nesse mês! Que cada pessoa de boa vontade que reconhece em Maria a Mãe de Deus seja transmissor da paz que ela, por meio de Jesus, trouxe em seu seio virginal. 

Outros conteúdos de Pascom
Mais em Novidades da Paróquia
 

(41)99771-0103

 
Receba o
Evangelho do Dia