Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 
 

Corpus Christi

Corpus Christi vem do latim e significa “corpo de Cristo”. Pelo dom da fé, celebramos nesse dia o sacramento da Eucaristia, cumprindo um mandato do Senhor: ”Fazei isto em memória de mim”. Esta data é um convite à reflexão sobre a obra que Jesus Cristo nos deixou e traz a memória da presença de Cristo na igreja através de seu corpo e sangue.
A Santa Missa de Corpus Christi será celebrada na nossa paróquia, no dia 16 de junho às 10h. Venha participar!

25.05.2022 - 18:41:47 | 1 minutos de leitura

Autor - Pascom
Corpus Christi

Origem da festa de Corpus Christi


Em 1264, o papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios que ele conheceu pessoalmente:


1)     Visão de Santa Juliana de Liége: Em suas adorações eucarísticas a monja via a lua esplendorosa, com uma faixa escura que a atravessava. Segundo ela, o Cristo falava que a lua simbolizava vida da igreja na terra e a faixa escura era a ausência de uma festa litúrgica, onde os fiéis pudessem adorar a Eucaristia para: Aumentar a fé, prosperar na prática das virtudes e reparar as ofensas ao Santíssimo Sacramento.

 

2)     Milagre Eucarístico de Bolsena: Um sacerdote alemão, vindo de uma peregrinação, parou na cidade. Era um padre piedoso, mas que tinha dificuldade em acreditar que Cristo estivesse presente na Hóstia consagrada. Enquanto ele celebrava a Santa Missa na cripta de Santa Cristina, no momento em que pronunciou as palavras de consagração, viu verter sangue da Santa Hóstia. Interrompeu a missa e pediu para ser levado a Orvieto onde o papa Urbano residia. O papa, quando confirmou todos os fatos, ordenou que trouxessem a Orvieto a Hóstia com o pano manchado de sangue. E junto com os arcebispos, cardeais e outros dignatários, realizou a primeira procissão com grande pompa.

 

A Igreja comemora a festa de Corpus Christi com as ruas enfeitadas, por onde passa a procissão com Santíssimo Sacramento. Utiliza-se serragem, areia colorida, cal, borra de café... para confeccionar tapetes com desenhos religiosos de Jesus, cálice, Santa Hóstia, etc.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino em busca da Terra prometida. No deserto eles eram alimentados com Maná caído do céu. Hoje o povo é alimentado com o próprio Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A solenidade de Corpus Christi acontece todos os anos na primeira quinta-feira após a Oitava de Pentecostes, ou seja, 60 dias após a Ressurreição. E é um momento de fazer Cristo presente na vida dos fiéis e da comunidade, de despertar a fé de que Deus não nos abandonou e está presente no meio de nós, caminha ao nosso lado. Enviou seu Filho que assumiu nossas dores e ressuscitou. E a cada Santa Missa de que participamos, Ele quer fazer coisas novas em nossa alma!

 

Não esquecer!

“Corpus Christi é uma festa para aumentar a fé, prosperar na prática das virtudes e reparar as ofensas ao Santíssimo Sacramento.”

Outros conteúdos de Pascom
Mais em Novidades da Paróquia
 

(41)99771-0103

 
Receba o
Evangelho do Dia